#SOUVALOR

Saldo Bloqueado FGTS? Descubra Como Resolver!

Saldo FGTS bloqueado: entenda porque isso acontece.

Por que o saldo do FGTS fica bloqueado?

Existem várias situações que podem levar a esse bloqueio, algumas delas são:

 

· Saque-aniversário

 

Ao aderir ao saque-aniversário o titular da conta opta por sacar um pouco do seu FGTS a cada ano no mês do seu aniversário e fica impedido de sacar o restante do seu saldo em caso de demissão.

 

Quer entender como funciona o Saque Aniversário FGTS? Leia nosso blog que explica a diferença entre Saque aniversário e Saque Rescisão.

 

· FGTS como garantia de empréstimo

 

Ao usar o saldo do FGTS como garantia para fazer um empréstimo, o bloqueio de saldo também acontece, uma vez que o saldo é reservado para o banco e o titular não consegue utilizá-lo.

 

· Ações judiciais

Uma vez que a justiça determina o bloqueio do saldo do FGTS do titular que não pagou pensão alimentícia, a Caixa precisa obrigatoriamente efetuar esse bloqueio e dessa maneira não é possível realizar nenhuma movimentação do saldo.

 

· Divergência nas informações do titular

 

Um simples erro ou dados desatualizados podem fazer com quem seu acesso ao seu saldo do FGTS seja bloqueado. Exemplo disso são digitações erradas de dados como número de documentos e endereço antigo.

 

Como desbloquear o saldo do FGTS?

 

Listamos como desbloquear o saldo do FGTS em cada uma das situações de bloqueio. Confira:

 

· Saque-aniversário

 

Para voltara ter acesso ao saldo do FGTS em caso de demissão o titular precisa voltar para a modalidade saque-rescisão, lembrando que essa opção só pode ser realizada após dois anos da adesão ao saque-aniversário.

 

· FGTS como garantia de empréstimo

 

Uma maneira de evitar que seu saldo permaneça bloqueado quando usado como garantia de empréstimo, é quitar as parcelas pendentes da dívida, após a realização dos pagamentos devidos o saldo volta a ficar disponível.

 

· Ações judiciais

 

Em caso de ação judicial para pagar pensão é necessário quitar a dívida, ou seja, pagar o valor atrasado das parcelas de pensão. Depois de quitar as parcelas o titular deve fazer um pedido do juiz, por meio de um representante legal, para desbloqueio do saldo.

 

· Divergência nas informações do titular

 

Nesse caso o titular precisa comparecer à agência Caixa mais próxima para solicitar a correção de seus dados e dessa maneira conseguir acesso ao seu FGTS.

 

Fique atento aos possíveis motivos e formas de desbloqueio do seu saldo do FGTS, para que essa seja um recurso sempre disponível para você!

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre porque o seu saldo FGTS está bloqueado ou queira fazer uma simulação, fale com a nossa equipe de especialistas que vamos fazer de tudo para te ajudar.

  

Esse conteúdo foi feito pela nossa equipe, seguindo a nossa missão: dar a você todas as informações para que você tenha controle da sua vida financeira.

Quer saber mais sobre a Valor? Conheça a nossa história.

 

Thank you! Keep an eye on your inbox for updates.
Oops! Something went wrong while submitting the form.