O Saque Aniversário do FGTS foi criado em 2020 para que o trabalhador tivesse acesso ao seu saldo sem precisar ser demitido, até então existia apenas o tradicional o Saque Rescisão. (Entenda a diferença entre os dois).
Desde o dia 03/01/2023 o novo Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, deixou claro que tem a intenção de acabar ou de redefinir as regras do Saque Aniversário do FGTS.
(Entenda melhor esse assunto clicando aqui).
O Saque Aniversário do FGTS já conta com mais de 29 milhões de trabalhadores que não sabem se vão continuar a receber parte do seu FGTS todo ano ou não. Além disso, o trabalhador optante também tem a possibilidade de Antecipar o seu Saque Aniversário.
A definição sobre o futuro do Saque Aniversário está prevista para o dia 21 de Março de 2023. Nesse dia está agendada a 1ª Reunião de 2023 do Conselho Curador do FGTS.
Essa reunião conta com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, como o ministro da Previdência, Representantes dos Trabalhadores, dos Empregadores, Agentes Financeiros, Governo Federal e outros representantes.
A proposta de fim do saque aniversário será levada para pauta através do Ministro Luiz Marinho, segundo ele “Se um trabalhador fez a adesão e tem o fundo de garantia como sustentação, ninguém vai interromper esse contrato. Nós vamos respeitar. Agora, vamos, sim, caminhar e conduzir para acabar com o saque-aniversário do FGTS”.
Sim. A Adesão ao saque aniversário e a antecipação do FGTS podem acabar a qualquer momento.
Portanto, se você precisa de um valor com uma taxa de juros baixa, pelo menos 5x menor que a do empréstimo pessoal, fale com nossos especialistas e antecipe seu FGTS agora.
Esse conteúdo foi feito pela nossa equipe, seguindo a nossa missão: dar a você todas as informações para que você tenha controle da sua vida financeira.
Quer saber mais sobre a Valor? Conheça a nossa história.
Se inscreva e receba atualizações de blogs, vídeos, e-books, cursos online e muito mais