Exatamente isso: o score é um sistema de pontuação, criado pelo Serasa, que separa os consumidores pela sua capacidade de pagar contas em dia.
Agora que sabemos o básico vamos entender de forma mais detalhada o que é score de crédito e como ele funciona. A pontuação do score varia de zero a 1000 e foi estabelecida a fim de avaliar a reputação financeira de uma pessoa. Quanto mais alta for a sua pontuação maior a sua reputação diante do mercado. Uma pontuação muito baixa pode te deixar mal visto.
Os números altos indicam que a pessoa é boa pagadora e tem mais chances de honrar seus compromissos. A contagem do score de crédito do consumidor é feita levando em consideração alguns fatores variáveis, entre eles: pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Já sabe o que é score e está curioso para descobrir sua pontuação? Você pode realizar a consulta direto no site do Serasa.
O peso de cada uma das variáveis é definido pelo Serasa. O órgão separa os indivíduos (não identificados) em grupos e realiza uma série de estudos levando em conta o comportamento histórico dos envolvidos. A composição dos grupos é feita de pessoas com características financeiras parecidas. Esse fator permite a comparação de resultados entre consumidores específicos, o que facilita e torna mais exato o cálculo do score de crédito.
A pontuação varia de zero a 1000. Indivíduos que possuem score de crédito com até 300pontos são considerados com alto risco de inadimplência. Indivíduos com score entre 300 e 700 pontos estão na faixa do médio ao aceitável risco de inadimplência. Já os indivíduos com score superior a 700 são considerados debaixo risco.
“Como e para que é que o meu score é utilizado no mercado?” Você deve estar se perguntando. Geralmente as empresas pesquisam o score de um cliente antes de realizar a concessão de crédito para o mesmo. Empréstimos e financiamentos são exemplos de serviços que passam pela consulta do score antes da conclusão. Seu score pode ser consultado por bancos e instituições financeiras; seguradoras de automóveis; construtoras e imobiliárias; operadoras de internet e telefonia; lojas; prestadoras de serviços; programas de financiamento estudantil e outras.
Entendeu a importância do seu score de crédito? Ele tem o poder de facilitar muito, e também de complicar em dobro, sua vida financeira. É importante frisar, dentro do que é score, que a decisão final quanto à concessão de crédito sempre será da empresa. O score é apenas uma ferramenta de auxílio. De qualquer forma é interessante manter sua pontuação alta a fim de evitar dores de cabeça futuras.
“Consultei o que é meu score e descobri que minha pontuação é baixa. Como posso melhorar?” Agora que você já sabe o que é score de crédito e qual é a sua importância está na hora de trabalhar para mantê-lo com uma boa pontuação. Para isso você pode seguir alguns passos básicos como se cadastrar no Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo reúne informações sobre pagamentos referentes ao uso de crédito: empréstimos, financiamentos, crediários e outros.
O histórico do pagamento de contas de luz, água, gás e telefone também entram na lista. Todas as informações passam a estar disponíveis no histórico do CPF: financiamentos, quantidades e valores das parcelas, além do comportamento e da pontualidade dos pagamentos realizados. Se você ainda não está no Cadastro Positivo, cadastre-se. Se você já está, certifique-se de que seus dados estão atualizados e comece a colocar suas contas em dia.
Negocie todas assuas dívidas e realize seus pagamentos dentro do prazo. Vale ressaltar que seu score não aumenta de uma hora pra outra. Depois de quitar as dívidas e limpar o nome é preciso continuar insistindo nos hábitos de bom pagador. Só depois de algum tempo de consistência é que o sistema irá reconhecer sua boa pontuação e aumentar seus pontos de score.
Se inscreva e receba atualizações de blogs, vídeos, e-books, cursos online e muito mais