#SOUVALOR

O que é CET? Custo Efetivo Total: entenda o que é e como funciona

Você já ouviu falar em Custo Efetivo Total (CET)?

Esse é um fator muito importante e que deve ser levado em consideração quando o assunto é empréstimo ou financiamento. Muitas pessoas, quando buscam por empréstimos ou financiamentos, por exemplo, acabam levando em consideração apenas as taxas de juros e não prestam atenção em outros fatores que influenciam no valor final da conta. O Custo Efetivo Total é um deles.

Essa desatenção, na verdade, é fruto do desconhecimento. Poucas pessoas sabem o que é o CET e como ele pode impactar no valor final de uma solicitação de crédito.

O Custo Efetivo Total representa o valor completo que uma pessoa física, ou jurídica, vai pagar ao contratar um empréstimo ou qualquer tipo de financiamento. São todas as tarifas inseridas na transação que acabam passando despercebidas por conta da grande atenção dada aos juros. 

Não estamos dizendo que os juros não devem receber atenção. O que queremos é te alertar para o fato de que ele representa apenas uma parte dentro do conjunto de fatores que interferem no valor final da sua negociação.

O Custo Efetivo Total corresponde ao valor total dessa negociação: tarifas; impostos (como o IOF); seguros; despesas com cartório; taxa de abertura de crédito; pagamentos de serviços de terceiros; taxa administrativa cobrada pelo banco; taxa de manutenção de cadastro e outras despesas relacionadas à operação.

Qual o objetivo do Custo Efetivo Total?

O Custo Efetivo Total foi criado pelo Banco Central, no ano de 2007, como uma forma de obrigar as empresas a serem mais transparentes com seus clientes durante as negociações.

Antes da sua criação os valores operacionais do contrato eram, muitas vezes, omitidos durante a negociação. O consumidor, focado em saber sobre a taxa de juros, só se dava conta do tamanho real da dívida quando o empréstimo/financiamento já estava feito e o valor das parcelas eram mais altos do que o esperado.

Como agora existe a obrigatoriedade de informação do CET, fica mais fácil para o consumidor se resguardar e escolher corretamente a melhor instituição financeira para confiar sua operação de crédito. É preciso levar em consideração todas as taxas e encargos que estão inseridos na operação de crédito e comparar uma a uma de um banco para outro. Às vezes o banco A possui uma taxa de juros menor, mas o seguro e a taxa administrativa do banco B são mais atrativos e compensam os juros em relação ao banco A.

Abaixo estão algumas dicas para acertar na escolha na hora de realizar uma operação de crédito.

  • apenas a taxa de juros não retrata o real custo integral de um empréstimo/financiamento;
  • existem vários encargos extras que entram no contrato de uma operação de crédito e o valor varia de instituição para instituição;
  • Custo Efetivo Total é o cálculo que engloba todas as despesas de um financiamento ou empréstimo. Seu valor é representado por uma porcentagem que pode ser dividida anual ou mensalmente;
  • Um consumidor consciente deve estar sempre bem informado e buscando pelo melhor Custo Efetivo Total antes de bater o martelo sobre sua escolha. 

Sabendo o que significa o Custo Efetivo Total e seguindo todas as orientações você certamente fará um bom negócio. Procurar uma corretora certamente vai te ajudar a economizar ainda mais e realizar as melhores escolhas. Sempre levando em consideração, é claro, o Custo Efetivo Total da operação. 

Esse conteúdo foi feito pela nossa equipe, seguindo a nossa missão: dar a você todas as informações para que você tenha controle da sua vida financeira.

Quer saber mais sobre a Valor? Conheça a nossa história.

Thank you! Keep an eye on your inbox for updates.
Oops! Something went wrong while submitting the form.