Com a aprovação do aumento de salário, a partir da folha de pagamento de Maio/2023, muitos servidores federais se animaram com a possibilidade da liberação de uma nova margem de empréstimo consignado.
A expectativa era de que, com 9% a mais no salário base, a margem de empréstimo aumentaria na mesma proporção. Mas na prática não foi isso que aconteceu e vamos te explicar porque:
A aprovação do aumento de salário em 26/04/2023 veio junto com a derrubada do veto presidencial feito em Agosto de 2022. Entenda:
Até essa data a margem de empréstimo dos servidores federais era de 40%, sendo:
A proposta da Medida Provisória 1132 era alterar a Lei 8122/90 e ampliar a margem de consignado dos servidores federais da mesma forma que foi feita para os beneficiários do INSS.
Assim ficaria uma margem total de 45%, sendo:
Essa medida provisória foi aprovada pelo Congresso Nacional e foi enviada para a sanção do então Presidente da República Jair Bolsonaro.
O Presidente aceitou a proposta 45% mas vetou a proposta do cartão beneficio.
Assim, a margem que seria criada para o cartão beneficio foi agregada à margem de empréstimo, ficando da seguinte forma:
Em 26/04/2023 o Congresso e o Governo aprovaram o aumento de salário dos servidores federais em 9%. (Clique aqui e entenda).
Junto com o aumento o Congresso Nacional derrubou o veto feito pelo Presidente Bolsonaro em Agosto de 2022.
Dessa forma a margem proposta originalmente pela MP 1132 foi aceita e começou a valer. Ou seja, será criada a margem do cartão beneficio!
Por isso a margem dos servidores federais ficará dividida da seguinte forma:
Apesar da aprovação do congresso ter sido em 26/04/2023, somente em 04/12/2023 que foi liberada de fato a margem para o cartão benéfico.
Para saber mais sobre o cartão beneficio, clique aqui e veja o GUIA COMPLETO do Cartão Benefício
Com a derrubada do veto presidencial da MP 1132, a margem de empréstimo que era de 40% voltou para 35%.
Ou seja, se o servidor usou essa margem extra de empréstimo de 5% criada em agosto/2022, ele ficará com a margem negativa sim!
Se as parcelas de empréstimo atuais não ultrapassarem os 35% a margem do servidor não terá impacto.
O cartão beneficio nada mais é do que um cartão de crédito.
Assim como o cartão de crédito consignado, ele possui uma taxa de juros muito mais baixa que o cartão de crédito convencional:
Da mesma forma, o servidor poderá usar até 70% do cartão beneficio para saque e 30% para compras.
A grande diferença entre o cartão beneficio e o consignado é que o Saque no cartão beneficio é parcelado. Assim o cartão não vira aquela bola de neve tradicional.
Esse saque funciona como um empréstimo através do cartão, com valor liberado, prazo e parcela fixas. Exemplo:
(Valores não reais, consulte os nossos consultores para simular de acordo com a sua margem. Clique aqui para simular).
Depois da aprovação do aumento de salário e da alteração da regra da margem consignável conforme explicado acima, a expectativa era que a partir de maio ou junho esses valores já fossem atualizados. Mas não foi isso que aconteceu. A verdade é que só em Dez/2023 foi liberada a margem siape 2023.
Nesse processo, os servidores federais ficaram por quase oito meses sem conseguir contratar nenhum tipo de empréstimo consignado.
Sim! Desde 04/12/2023 já é possível contratar o cartão beneficio ou novos empréstimos consignado.
Para fazer uma simulação, clique aqui e fale com a nossa equipe especializada em Siape!
Para ficar por dentro de tudo que acontece, siga a Valor no Instagram ou no Facebook para receber as noticias em primeira mão.
Esse conteúdo foi feito pela nossa equipe, seguindo a nossa missão: dar a você todas as informações para que você tenha controle da sua vida financeira.
Siga a Valor e descubra como podemos ajudar você nas suas decisões financeiras:
- Instagram: instagram.com/souvalor_/
- Facebook: facebook.com/souvalor
Quer saber mais sobre a Valor? Conheça a nossa história.
Se inscreva e receba atualizações de blogs, vídeos, e-books, cursos online e muito mais